sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fahrenheit 9/11


Documentário que fala sobre o atentado de 11 de Setembro nos EUA e dos ataques ao Iraque que aconteceram logo após o atentado. Diferentemente do que foi passado ao mundo, o cineasta Michael Moore, que é norte americano, resolveu mostrar a outra face do acontecimento através deste documentário que ganhou o prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2004.
O documentário traz pontos polêmicos que envolvem ações do presidente George W. Bush e seus familiares, com a família Bin Laden que supostamente (de acordo com Michael Moore) eram conhecidos e mantinham certa relação afetiva.
O ponto mais questionado é a atitude que o presidente W. Bush tem ao saber que seu país está sendo atingido por “terroristas” e mesmo assim permanecer sentado numa escolinha. Além disso, porque atacar o Iraque? Será que ele realmente teria motivos para atacar os iraquianos? Pelo que mostra no documentário a resposta seria Sim. O Presidente norte americano tinha intenções petrolíferas, ou seja, ele estava interessado no petróleo da região e armou essa história toda de ataque ao Bin Laden no Iraque para aproveitar da situação. Mas, se ele realmente quisesse atingir Osama Bin Laden, qual seria a justificativa de ter permitido que os Bin Laden saíssem dos EUA mesmo com todos os vôos cancelados na época do ataque ás torres gêmeas?
Estes e outros pontos podem ser analisados durante todo o contexto do documentário, inclusive da incrível influência da Arábia Saudita dentro dos Estado Unidos da América. Diante destes pontos podemos puxar um fio para a discussão sobre o chamado terrorismo, que foi tema de debate entre os professores e os alunos de Geografia.

O que é Terrorismo?

Terrorismo é qualquer ato que impõe terror, pavor, medo. Não significa exatamente que para praticar terrorismo é necessário haver uma pessoa ou um grupo de pessoas com bombas presas pelo corpo atingindo alvos públicos e matando pessoas inocentes. Pode ser considerado terrorista aquele que como o próprio W. Bush no documentário impôs o terror na população americana, ao começar uma guerra no Iraque, falando que os iraquianos iriam atacá-los e que os mesmos tinham armas nucleares.
Resumidamente, esta é uma visão do que é terrorismo. Dependendo de quem observa, esta palavra vai soar muito forte e não conseguirão imaginar algo além de bombas em praças e metrôs, aviões jogados em prédios e pessoas mortas. Mas é muito importante para aquele que tem uma visão critica e para o que não tem também, analisar todos os lados e que nem todo árabe, islâmico é terrorista. Há uma pequena parcela de pessoas que praticam atos de violência como esta e estão espalhados por todo o mundo em por diversas religiões e crenças.
Fica a dica para quem quiser assistir o documentário Fahrenheit 9/11. Realmente vale a pena assistir e pensar um pouco sobre o assunto abordado nesta postagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...